Cabo prepara pais e alunos para a volta às aulas presenciais no dia 8 de setembro
access_time 26/08/2021


As aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino voltam gradualmente a partir do dia 8 de setembro e a Secretaria Municipal de Educação, junto com os gestores e professores, estão preparando um retorno seguro para toda comunidade escolar.

Nas últimas semanas, estão acontecendo reuniões de alinhamento com pais e responsáveis para explicar os protocolos que devem ser seguidos pelos estudantes, como funcionará o rodízio das turmas e o ensino híbrido.

Nesta quinta-feira (26), Rose Cristina e Jackson José participaram da reunião na Escola Municipal Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos. Eles são pais de Naãma Estefane, aluna do 9ª ano, e Jenifer Jaqueline, aluna do 6ª ano. “Elas estão muito ansiosas e felizes com a volta às aulas presenciais. Estamos aqui entendendo como vai ser para passar direitinho a elas e orientá-las”, afirmou a mãe.

Maria Eduarda Ribeiro, de 15 anos, é aluna do 9ª ano da instituição e esteve auxiliando as gestoras como uma estudante protagonista. “Estou muito animada e contando os dias para voltar. As aulas no telefone são muito ruins, porque não tem esse contato, né? Na sala é muito melhor porque dá pra tirar dúvidas com os professores e ver meus amigos também”.

RETORNO PRESENCIAL

A volta presencial será gradual por turmas a partir do dia 8 de setembro, começando pelos alunos dos 6ª, 7ª, 8ª e 9ª anos e Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) dos anos finais. Todo o processo de retomada das aulas presenciais seguirá os protocolos sanitários elaborados pelo governo do Estado, Ministério da Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime) e outras instituições.

Enquanto alguns estudantes estão em sala, o resto da turma estará fazendo as atividades em casa. O retorno presencial não será obrigatório para todos os alunos e, os pais que optarem pelo ensino remoto, os filhos continuarão tendo as aulas através do caderno de atividades, que é entregue bimestralmente aos discentes, além das aulas assíncronas.

Para a retomada, todos os profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino já foram vacinados com a primeira e segunda dose contra a covid-19. Todas as instituições receberam visitas técnicas para a adequação dos espaços às aulas presenciais e 70% das unidades escolares passaram por reformas ou por algum tipo de intervenção.

Além da estrutura física, todas as unidades vão disponibilizar álcool em gel, termômetros e lavatórios para as mãos, assim como serão entregues máscaras para estudantes, docentes e trabalhadores da educação.

Confira abaixo o calendário de retorno às aulas presenciais:

23/08 – Acolhida dos professores anos finais e EJAI
24 e 25/08 – Nivelamento do protocolo sanitário local; planejamento de acolhida dos estudantes e diálogos com pais e responsáveis com professores dos anos finais e Ejai anos iniciais
26 e 27/08 – Reunião com pais e responsáveis dos alunos dos anos finais e Ejai anos iniciais
31/08 – Acolhida dos professores da Educação Infantil, anos iniciais e EJAI anos iniciais
1 e 02/09 – Nivelamento do protocolo sanitário local; planejamento de acolhida dos estudantes e diálogos com pais e responsáveis com professores da Educação Infantil, anos iniciais e Ejai anos iniciais
03 e 06/09 – Reunião com pais e responsáveis dos alunos da Educação Infantil, anos iniciais e Ejai anos iniciais
08/09 – Retorno dos 6ª, 7ª, 8ª e 9ª anos; Ejai anos finais
14/09 – Retorno dos 1ª, 2ª, 3ª e 4ª anos; e EJAI anos iniciais
21/09 – Retorno Educação Infantil

Por Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel







Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
CNPJ: 11.294.402/0001-62
Endereço: Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha
Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brasil
Telefone: +55 (81) 3521.6645
 

© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho