Prefeitura do Cabo inicia Semana da Visibilidade Lésbica
access_time 31/08/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza, através da Gerência de Direitos Humanos, a Semana da Visibilidade Lésbica. A programação conta com debate e roda de diálogos em diferentes pontos da cidade e acontece desde esta segunda (30) e vai até a sexta (3).

Nesta segunda-feira (30), houve um debate com o tema “Onde estão Elas? Reflexões sobre o papel político social das mulheres lésbicas”. Participaram da conversa jornalista do Centro das Mulheres do Cabo e integrante do Conselho da Mulheres do Cabo, Flávia Lucena; a coordenadora de Igualdade Racial do município, Gilmara Santana; a secretária executiva do Conselho Estadual de Direitos da População LGBT de Pernambuco e coordenadora do Comitê Institucional Pró-lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco, Íris de Fátima e a secretária executiva da Mulher do Cabo, Walkiria Alves.

O diálogo abordou as dificuldades sociais enfrentadas pelas lésbicas, o papel dessas mulheres na sociedade e a execução de políticas públicas. Além disso, elas também destacaram a importância do empoderamento das lésbicas. O debate na íntegra está no YouTube Prefeitura do Cabo Oficial. O link é: https://youtu.be/sLP39Z4nGc8

Ao longo da semana terão outras atividades. Haverá rodas de diálogos sobre Estupro Corretivo em várias localidades da cidade. Na terça-feira (31), será no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Pau Santo. Na quarta-feira (1) e quinta-feira (2) o evento acontecerá, respectivamente, no Cras das Praias e Ponte dos Carvalhos. Nos três dias, o encontro acontece às 10h e é aberto a toda população.

“A ideia é que todos façam parte desta discussão para entender a necessidade de dar visibilidade ao tema. As lésbicas têm o lugar de fala neste assunto, mas acreditamos que, convidando toda população, podemos mudar a cultura de preconceitos que existe”, explicou o coordenador de políticas para a população LGBTQIA+ do Cabo, Eudes Fonseca.

Para fechar a semana de programações, na sexta-feira (3) haverá, às 14h, uma ação itinerante na Praça da Bíblia, com panfletagem e ponto de informações sobre o tema.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Mariangela Viana