Dia de volta às aulas presenciais nas escolas do Cabo de Santo Agostinho
access_time 08/09/2021

Um dia de muita alegria, emoção e esperança na volta às aulas presenciais da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho, na manhã desta quarta-feira (8). Neste primeiro momento retornam às salas de aulas os estudantes dos 6ª, 7ª, 8ª e 9ª anos e do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) dos anos finais.

Todo o processo de retomada das aulas presenciais seguem os protocolos sanitários elaborados pelo governo do Estado, Ministério da Educação e União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime)..

Com a volta às salas de aula, as atividades escolares passam a acontecer de maneira híbrida (presencial e não-presencial) nas 32 escolas para 7500 alunos. O retorno leva em consideração o avanço da vacinação da população cabense. Apesar da volta presencial, os pais ou responsáveis podem optar por manter suas crianças no ensino remoto.

O secretário municipal de Educação, Herbete Gomes, acompanhou o primeiro dia de volta às aulas presenciais na Escola Professor Manoel Davi Vieira da Costa. “Hoje é um momento muito especial e histórico para toda a nossa rede municipal de educação. Depois de um longo período parados, em função da pandemia, nós estamos voltando às salas de aulas. As equipes da Secretaria de Educação vem fazendo esforços, desde o início da gestão do prefeito Keko do Armazém, para garantir as condições de um retorno seguro.”

Gomes disse que o município investiu mais de R$ 6 milhões em manutenção geral das escolas e serviços emergenciais, além da compra de insumos de proteção individual para os profissionais de educação e também para os alunos.

O uso da máscara é obrigatório para todos que estão nas escolas. Além disso, os estudantes têm a temperatura aferida todos os dias, na entrada, e precisam seguir o distanciamento mínimo de 1 metro na sala de aula e demais espaços. As janelas permanecerão abertas.

“Estou muito feliz em voltar para a escola, é um sentimento de gratidão ao entrar na sala de aula, apesar de não ser do jeito que nós queríamos, abraçar todos os nossos amigos, mas é uma grande vitória”, disse o aluno Ernandes Genuíno do 9ª ano da Escola Professor Manoel Davi Vieira da Costa.

Confira abaixo o calendário de retorno às aulas presenciais:
14/09 – Retorno dos 1ª, 2ª, 3ª e 4ª anos; e EJAI anos iniciais
21/09 – Retorno Educação Infantil