Policlínica Vicente Mendes lança atendimento especializado ao público LGBTQIA+
access_time 08/09/2021

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho retoma, nesta quinta-feira (9), o serviço ambulatorial LGBTQIA+ na Policlínica Vicente Mendes, na Cohab, para atendimento especializado a esse público.

O público LGBT terá atendimento de clínicos, infectologistas, psicólogos, endocrinologistas e outras especialidades médicas, com as consultas sendo realizadas de segunda a quinta das 17h às 21h. A demanda é espontânea, ou seja, basta chegar que o paciente é atendido ou tem o seu atendimento marcado para o dia específico da especialidade médica desejada.

Segundo Roberto Vieira, coordenador da política de saúde integral da população LGBT, o ambulatório terá profissionais qualificados para o atendimento deste público específico. "A população LGBTQIA+ precisa ser acolhida em toda rede de saúde, na atenção primária ou de média complexidade. Mas é necessário também o ambulatório específico porque essa população tem necessidades específicas", explica Vieira.

Segundo ele, essas especificidades de atendimento incluem desde o respeito à orientação sexual como a possibilidade de serem acompanhados nos casos de possíveis transexualidades. "Os profissionais estarão preparados para entender o processo de hormonioterapia. Mesmo que a gente não forneça a medicação, os médicos darão toda a orientação e poderão preparar o público para o tratamento que é feito no Hospital das Clínicas", disse Vieira.

No ambulatório da Policlínica Vicente Mendes o público LGBT terá acesso a endocrinologistas, sexologistas, clínicos e psicólogos. É importante salientar que esse grupo pode ser atendido em toda a rede de saúde do município. O ambulatório especializado, no entanto, faz parte da política municipal da saúde LGBT e é uma resposta às demandas específicas desse grupo da sociedade civil.

"Estamos criando a nossa política municipal de saúde LGBT que segue a orientação das políticas nacional e estadual", comenta Roberto Vieira.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Sillas Gabriel