Centros Especializados de Atendimento à Mulher - CEAM
O que fazem?
O Centro Especializado de Atendimento A Mulher é uma das políticas de enfrentamento a violência de gênero que fazem parte dos serviços da secretaria da mulher, nesse contexto o CEAM acolhe a mulher em situação de violência, oferece atendimento e orientações com Advogada, Assistente Social e Psicóloga. Articula e encaminha à rede de apoio e enfrentamento à violência doméstica. Além de promover ações educativas, preventivas, que permitam o acesso à cidadania e aos direitos das mulheres.
Atualmente a cidade de Cabo de Santo Agostinho conta com dois centros especializados de atendimento à mulher. Importante salientar que o estado de Pernambuco conta com 37 CEAM’s, dois dos quais estão em nosso município.
ATENDIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social no Centro de Referência Maria Purcina atua no combate à violência doméstica e prestação de atendimento à mulher inserida nesse contexto. Nos atendimentos é possível realizar encaminhamentos para os diversos órgãos da rede municipal e demais serviços, tais como: CRAS, Secretaria de Saúde e de Assistência, Conselho Tutelar, CREAS, Projetos Sociais. Por fim, cabe salientar que o trabalho em rede é de suma importância para preservar os direitos das assistidas, bem como o trabalho em equipe multidisciplinar.
ATENDIMENTO JURÍDICO
Foram realizados atendimentos onde as usuárias receberam as orientações jurídicas pertinentes a esclarecer as demandas trazidas, que decorreram em encaminhamentos para DEMUL, DEPOL e Assistência jurídica Municipal para ajuizamento e distribuição das competentes ações cíveis.
Acompanhamento semanal dos BO gerados na 14 DEAM e 42 ͣDEPOL, gerando também a demanda para a patrulha Maria da Penha, mapeando ás áreas de visita realizadas pela patrulha e acompanhamento diário das visitas realizadas. Acompanhamento por contato telefônico das usuárias que registraram BO e não compareceram ao centro.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
O atendimento Psicológico consiste em acolher qualquer demanda que cause sofrimento psíquico e que possa promover condições para que essa consternação possa ser expressa e que a mulher se sinta segura para dar início ao acompanhamento psicológico. Acolher para Gomes (2009), é prevê o deslocamento do foco de atenção do entrevistador, transferindo-o da priorização do saber técnico para o olhar sobre o sujeito e o seu sofrimento, para isso o profissional precisa ser dinâmico, ter a capacidade de lidar com a diversidade tanto de demandas, quanto das pessoas que buscam o serviço, e sobretudo estar disposto a escutar.
SOBRE A PATRULHA MARIA DA PENHA
A Patrulha Maria da Penha vem desempenhando um papel fundamental na sociedade, atuando no combate a violência doméstica e familiar. Sabendo que o Programa Patrulha Maria da Penha consiste na realização de visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, verificando o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimindo eventuais atos de violência, é que a GCM através da Patrulha Maria da Penha está atuando em conformidade com as Leis Federal e Municipal de forma a destinar uma viatura para execução de tal atividade reformulando as rondas de modo que abranja todos os dias a execução do Programa Patrulha Maria da Penha e sempre que possível, pelo menos, um Guarda Civil Municipal mulher como previsto na Lei Municipal nº 3.527 de 26 de maio de 2020, art. 1º, parágrafo único, art. 2º,4º e 5º.
arrow_upwardTopo da página