O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que deve estar implantado em territórios de vulnerabilidade social dos municípios. Tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, através da organização e oferta de serviços socioassistenciais que promovam o desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania das famílias usuárias.
Qual é o papel do CRAS?
Desempenha papel central no território onde está localizado, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com as famílias, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e da gestão territorial dos serviços, programas e benefícios socioassistenciais de proteção social básica. Representa a principal estrutura física local para proteção social básica, na área que faz cobertura no município.
Nesse sentido, destacam-se como principais funções do CRAS:
- Ofertar o PAIF e outros serviços, programas e benefícios sócioassistenciais de proteção social básica para as famílias em situação de vulnerabilidade social;
- Articular e fortalecer a rede de proteção social local;
- Prevenir as situações de risco em seu território de abrangência, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo acesso aos direitos.
Quem compõe a Equipe do CRAS/PAIF?
- Coordenador(a)
- Técnicos de Nível Superior: Assistente Social, Psicólogo(a) e Pedagogo(a)
- Técnicos de Nível Médio
Nossos usuários:
Famílias em situação de vulnerabilidade social no território de atuação do CRAS.
A Política de Assistência Social tem a concepção de que família é o grupo de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade.