Formação de educadores sociais marca a data deste profissional e a volta aos atendimentos presenciais
access_time 18/09/2021

Em comemoração ao Dia Nacional do Educador Social, neste domingo (19), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou na sexta-feira (17) uma formação para os educadores sociais do município sobre o papel e a importância do profissional para a sociedade. O evento aconteceu no auditório da Estação Cidadania, em Garapu.

A capacitação reuniu mais de 60 educadores sociais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa Criança Feliz, que atuam em várias localidades do município.

A formadora foi Damiana Júlia, educadora social e pedagoga, que conversou com os participantes sobre o trabalho que desempenham e como eles compreendem a sua atuação na transformação da realidade das pessoas que precisam de ajuda.

Uma das participantes foi Verônica Maria. Ela é educadora social do Serviço de Convivência da Charneca e disse que esses momentos fortalecem seu trabalho. “Aqui conseguimos abrir a mente e entender como ajudar na formação de um novo mundo para essas crianças e adolescentes. Aprendemos muitas coisas novas para colocarmos em prática, ideias... E entender o nosso papel no processo de transformação deles é muito importante”.

O coordenador dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, João Batista, explicou que a formação foi especial pois comemora o dia desses profissionais e marca a retomada das atividades presenciais.

“Voltaremos os grupos de forma presencial em mais de 20 comunidades a partir desta segunda-feira e com essas formações eles conseguem refletir o que eles fazem na prática, para ser mais assertivos e efetivos. Os educadores sociais são fundamentais, pois desempenham um trabalho transformador”.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel