Controladoria Geral do Município passa por processo de reestruturação e fortalecimento para o combate a fraudes, abusos e identificação de riscos operacionais
access_time 25/10/2021

O Cabo de Santo Agostinho iniciou o Plano de Reformulação da Controladoria Geral do Município. O objetivo é fortalecer o órgão para aplicar o conceito de Compliance no Poder Executivo Municipal, promovendo um conjunto de medidas e procedimentos com o objetivo de evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades e possíveis fraudes no âmbito da gestão.

O processo de reestruturação conta com a melhoria da qualidade de trabalho dos servidores da Controladoria; criação do Sistema Municipal de Integridade, que aplicará as normas gerais de Compliance; e a implantação de um sistema para mudar o fluxo de processos, permitindo que a Controladoria acompanhe os processos licitatórios desde o início até a efetiva contratação.

O secretário da Controladoria Geral de Pernambuco, Marconi Muzzio, se reuniu na última semana com o prefeito do Cabo, Keko do Armazém, e com o controlador geral do Município, Júlio Cesar Corrêa, para trocar experiências e conhecer o plano.

O prefeito afirma que a ideia é aperfeiçoar o órgão de controle interno municipal. “Temos a missão de oferecer bons serviços e entregar grandes obras à população, mas com cuidado na legalidade e na moralidade. Com a reestruturação da CGM, criaremos uma rede de proteção contra fraudes dentro da gestão, além de permitir muito mais transparência ao povo”.

O Compliance é um conceito corporativo que tem a função de proporcionar segurança e minimizar riscos de instituições e empresas, garantindo o cumprimento dos atos, regimentos, normas e leis estabelecidos interna e externamente.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Léo Domingos