Prefeitura do Cabo monta programação de evento cultural em homenagem ao dia da Consciência Negra
access_time 23/11/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Programas Sociais, realizou nesta terça-feira (23), a solenidade de abertura da Semana da Conscientização Negra. O evento é organizado pela Coordenação de Igualdade Racial e faz parte das comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra, que tem como tema: Vidas Negras Importam.

A abertura aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM 1), no bairro da Torrinha, e iniciou com uma apresentação de dança cultural do grupo de Coco de Roda de Pontezinha. Além disso, contou com uma palestra com a temática de racismo sobre a promoção da igualdade social, pela técnica da política de Igualdade Racial de Pernambuco, Marta Almeida, que em seu discurso destacou que o racismo por estar dentro do cotidiano e termina atrasando o desenvolvimento da sociedade. “Este é um momento de desconstruir através da linha do tempo e de marcos legais e sobre exercer a política para ter uma cidade antirracista. Uma sociedade melhor e mais justa”, ressaltou.

“Este é um momento histórico, visto que estamos num processo de luta dentro do município para que se tenha um espaço de discussão antirracista, que é um trabalho que vem sendo realizado diariamente, para desfaser o preconceito quanto à raça e religiosidade”, comentou a coordenadora de Igualdade Racial do Cabo. Gilmara Santana.

Confira a programação:

9h - Escola Modelo do Bairro de São Francisco
Cine Debate e Roda de Diálogo

16h - Ocupação Vila Claudete 2ª EDIÇÃO Quilombo, Engenho e Favela

Das 08h30 às 12h - Funase Cabo
Roda de Diálogo sobre Racismo na Juventude + Oficina de Zine

26/11 - Encerramento das Atividades
13h às 18 - Praça da Estação “Vidas Nergas Importam: Por uma Sociedade Antirracista!”, feira cultural e apresentações culturais

Por Gesla Ferreira

Foto: Jakson Costa