Cabo marca presença nas Entregas do Desenvolvimento de Turismo Náutico, em Brasília
access_time 10/03/2022

O Cabo de Santo Agostinho participou da solenidade de lançamento do pacote de medidas que irá promover o turismo náutico. As medidas incluem desde a isenção de tributos e acesso ao crédito, até melhorias da infraestrutura e capacitação de profissionais. O evento realizado pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério do Turismo, aconteceu na última terça-feira (8), no Clube Naval, em Brasília.

A expectativa é de que os incentivos permitam que os cabenses e os turistas possam realizar a atividade no município, que vem crescendo, exponencialmente, nos últimos anos. As ações estão divididas em quatro eixos: isenção de tributos, capacitação e reconhecimento profissional, oferta de crédito e melhoria da infraestrutura.

“O segmento náutico é muito forte em nosso país e no Cabo não é diferente. Nós temos um potencial imenso em nosso litoral para o desenvolvimento da atividade turística náutica. Com vários profissionais que dependem, hoje, dessa atividade. Fomos convidados para participar desta cerimônia de lançamento de proposta para o desenvolvimento deste segmento", ressaltou a Gerente de Turismo do Cabo, Tarciana Gusmão.

Entre os benefícios tributários, houve a inclusão de barcos à vela, na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (LETEC). A medida assegura a isenção de tributos federais para todos os interessados em importar veleiros – esportistas e empreendedores do turismo – que utilizem suas embarcações como ativo econômico. Além disso, garantiu a autorização de importação de barcos à vela, motos aquáticas e jet-skis, com até 30 anos de fabricação e, por fim, acabou com o imposto de 18% para os interessados em importar jet-skis.

Por Gesla Ferreira

Foto: Secom