Pós-pandemia, Cabo realiza cadastramento de empreendimentos turísticos
access_time 11/05/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realiza entre os dias 11 e 12 de maio, o cadastramento de empreendimentos turísticos da cidade. A ação, que está acontecendo no Espaço Sunset Bar e Petisqueria, em Gaibu, é voltada para empreendedores dos ramos da hotelaria, pousadas, restaurantes, passeios turísticos, agências e guias, visando catalogar os empreendimentos turísticos, criar um banco de dados, fortalecer a divulgação dos espaços e serviços ofertados, como também regularizar e formalizar os empreendimentos.

Com o cadastro, o poder público conseguirá dar uma melhor assistência aos empreendedores. “Estamos fazendo um mutirão de cadastramento para os empreendimentos turísticos, com o intuito de criar um banco de apoio, o qual poderá nos ajudar a embasar melhor o programa de qualificação profissional, para assim fortalecer a divulgação dos empreendimentos e, consequentemente, dar visibilidade e fortalece o nosso destino turístico do Cabo de Santo Agostinho, atraindo, cada vez mais, novos turistas”, destacou a gerente de turismo, Tarciana Gusmão.

Vale ressaltar que a atual gestão tem focado no turismo da cidade e busca o desenvolvimento do setor, para assim dar, aos turistas visitantes, uma excelente experiência. Para alcançar tal objetivo, a prefeitura vem investindo em capacitações à população cabense urbana, rural e litorânea, além da regularização e formalização dos empreendimentos turísticos e obras de requalificação das orlas de Gaibu e Enseadas dos Corais. É importante lembrar que essas duas obras estão inclusas na última ordem de serviço assinada no final do mês de abril de 2022, que também contemplou cerca de 160 ruas do litoral sul.

“No mutirão estamos regularizando as dívidas e formalizando todos os empreendimentos turísticos do Cabo. O empreendedor abre o CNPJ aqui, recebe os documentos na hora, tanto o certificado do MEI, quanto o cartão do CNPJ. O processo da formalização que estamos fazendo é bastante importante, visto que o empreendedor regularizará a situação dele com o INSS e a Receita Federal. Com isso, após o pagamento das taxas e cumprindo o devido período, o empreendedor garantirá benefícios, como o auxílio-acidente, cirurgias, doenças, como também estará contribuindo a sua aposentadoria”, explicou o gerente da Casa do Empreendedor, Itamar Campelo.

Por Tayná Benigno

Foto: João Barbosa