Cabenses afetados pelas chuvas podem sacar o FGTS calamidade, veja como
access_time 07/07/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Programas Sociais, informa que a Caixa Econômica Federal liberou, nesta quinta-feira(07), o saque FGTS por motivos de calamidade aos moradores vítimas das fortes chuvas, que atingiram o município do Cabo e demais localidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), na última semana do mês de maio. É importante destacar que, o valor liberado só pode ser solicitado e sacado por moradores de áreas identificadas pela Defesa Civil Municipal, sendo assim, é necessário que o solicitante apresente um documento oficial emitido pelo órgão competente.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220. A agência bancária ainda informa que, para ter acesso ao valor disponível, além de ter saldo positivo na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses, também é necessário solicitá-lo, através do aplicativo do FGTS.

Como realizar a solicitação:

• Para dar entrada na solicitação, não é necessário comparecer a uma agência da Caixa. O saque pode ser requerido pelo celular, no aplicativo do FGTS, disponível para download nas plataformas digitais, compatíveis com os sistemas operacionais (Android e IOS); inserir todas as informações cadastrais; ir à opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública – acessar a cidade;
• Encaminhe fotos dos seguintes documentos: documento de identidade (carteira de habilitação e passaporte também são aceitos), comprovante de residência em nome do solicitante, emitido em até 120 dias, antes de ter sido declarado calamidade; caso o comprovante de residência esteja no nome do cônjuge ou companheiro (a) do requisitante, é preciso anexar junto ao comprovante residência Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável;
• Após isto, selecione a opção para creditar o valor em sua conta da Caixa, podendo ser a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco, e enviar a solicitação;
• O prazo para retorno da análise e liberação de crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, os trabalhadores podem se dirigir ao Cras mais próximo de sua residência, acessar o site da Caixa ou entrar em contato com um dos atendentes da agência pelo Fale Conosco, através do telefone 0800 726 0207.

Por Tayná Benigno

Foto: Secom