Secretaria de Programas Sociais dá continuidade ao Projeto Jovens Cidadãos
access_time 28/07/2022

Na manhã desta quinta-feira (28), a Prefeitura do Cabo, por intermédio da secretaria de Programas Sociais, deu continuidade ao projeto “Jovens Cidadãos”, com a abertura da aula inaugural do curso de música. Os cursos fazem parte do projeto da Associação de Música de Cavaleiro e está sendo oferecido de forma gratuita às crianças que são acompanhada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro da Charnequinha.

Com o objetivo de promover espaços de interação, fortalecendo a inclusão social das crianças e adolescentes, a ação permite o empoderamento, além das descobertas e desenvolvimentos das habilidades musicais das crianças do município.

A prefeitura vem fechando parcerias com instituições de cursos, sendo direcionados, também, aos jovens e adolescentes do município. Dessa vez, os cursos estão sendo oferecidos em parceria com a empresa Usiminas, através do projeto Jovens Cidadãos. As inscrições ocorreram por meio do Cras, onde o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo (SCFV), está sendo inserido, as atividades serão realizadas em grupos de acordo com o ciclo de vida, buscando complementar o trabalho social com as famílias, prevenindo ocorrência de risco social.

Todas as crianças e adolescentes inscritas são referenciadas pelo CRAS Charnequinha. A partir disso, nesse processo, busca-se fortalecer as relações familiares e comunitárias, além da promover integração social. Foram entregues, aos alunos, kits para realização das aulas, garrafa de água, fardamento, além de máscara de proteção.

Nesta etapa, estão sendo oferecidos oficinas de música nas modalidades de Bateria, Violão, Teclado e Sanfona. “A parceria com o Usiminas é importante para todos nós. Através desse apoio conseguimos fortalecer os vínculos e, assim, promover espaços de interações entre as crianças e adolescentes. Neste momento, o Cras da Charnequinha está sendo contemplado, mas em breve outros Centro de Assistência Social serão”, destacou a gerente de proteção social básica da Secretaria de Programas Sociais.

“Agora, nossas crianças poderão contar com oficina de música. Estou feliz por esse projeto ter chegado ao nosso CRAS. É bastante importante essa iniciativa para todas as crianças e adolescentes, não só do CRAS Charnequinha, mas de todos os Centro de Referência do nosso município”, comentou Izabella Barros, coordenadora do Cras Charnequinha.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: João Barbosa