Em alusão à semana da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Programas Sociais realiza palestra para mães de filhos autistas
access_time 24/08/2022

Com o tema “O protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Programas Sociais, realizou na tarde desta quarta-feira (24), uma palestra para mães de filhos autistas. A palestra aconteceu no auditório do (CAM) e contou com a participação de diversas mães do município, que são acompanhadas pelo CRAS e, também, pela Secretaria de Programa Sociais. A palestra faz parte da programação da 17° Semana Municipal da Pessoa com "D" Eficiência, que está acontecendo de forma intermunicipal, aonde todas as secretarias do município estão realizando atividades voltadas às pessoas com deficiência.

A palestrante, Ana Paula Leão, professora e mãe atípica destacou a importância de realizar exercício físicos, fazer terapia, dentre outros exercícios que ajudam a elevar a autoestima e a saúde mental, tendo em vista que essas mães são cobradas e, geralmente, acontecem-se ao desgaste mental. “O objetivo da ação é fazer a inclusão social dessas pessoas para que eles façam parte da sociedade civil e sintam-se mais aceitas, mediante a todo preconceito que existe. Ainda, há o intuito de fazer com que essas mães compreendam a deficiência de seus filhos e entendam como tratá-los. Por fim, a nível municipal, fazer com que a sociedade aceite esse público, integralmente”, comentou.

“Temos uma preocupação muito grande em fazer a inclusão do público desse segmento, PCD, independentemente do tipo de deficiência, para que eles se sintam inclusos na sociedade”, destacou a coordenadora da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Programas Sociais.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: Jakson Costa