Secretaria de Programas Sociais realiza entrega de almofadas terapêuticas
access_time 21/10/2022

Na tarde desta sexta-feira (21), a Secretaria de Programas Sociais realizou a entrega das almofadas terapêuticas que auxiliam no tratamento das mulheres que estão passando pelo câncer de mama e tem que realizar o procedimento de retirada. As almofadas foram produzidas por um grupo de mulheres que são referenciadas pelo Cras. A ação faz parte do projeto de “Coração para Coração”, que tem como objetivo profissionalizar as mulheres referenciadas aos Cras e reduzir o sofrimento dessas, as quais estão passando pelo tratamento do câncer de mama.

A entrega das almofadas aconteceu no Centro de Referência de Saúde da Mulher, no bairro de Ponte dos Carvalhos. Esse artefato tem como objetivo principal auxiliar na recuperação, após procedimentos nos seios, como mastectomia; os benefícios às mulheres que passam por cirurgias nos seios são inúmeros: redução do inchaço, alívio da dor, diminuição da tensão nos ombros e possível utilização debaixo do cinto de segurança do carro, a fim de proteger dos atritos.

“Fazer parte desse projeto foi muito gratificante. Confeccionar essas almofadas para ajudar outras mulheres do município foi muito importante. Não só para mim, mas para todas as mulheres que fizeram parte dessa ação. Fico agradecida por estar ajudando outras mulheres”, comentou Rosangela Santana, costureira do projeto.

“Através dessas ações, conseguimos profissionalizar essas mulheres que são acompanhadas pelos Cras. Realizar a entrega dessas almofadas para as mulheres do nosso município é saber que estamos diminuindo o sofrimento dessas, as quais estão passando pelo procedimento do câncer de mama. Esse projeto é de uma importância enorme, no sentido da gente cuidar da nossa população, com acolhimento e amor que a gestão municipal tem na execução de sua tarefa e da sua atividade. São mulheres que cuidam de outras mulheres”, destacou Andrea Galdino, secretária de Programas Sociais.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: Secom