Prefeitura do Cabo atende mais de 3 mil famílias, com o programa “Social em Ação”, no primeiro trimestre de 2023
access_time 04/05/2023

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por intermédio da Secretaria de Programas Sociais, atendeu mais de 3 mil famílias com o programa “Social em Ação”. No ano de 2023 já foram realizadas 5 edições do programa, sendo a mais recente realizada na manhã da última quarta-feira (03), na comunidade Armínio da Paz, que fica localizada na Pista Preta. Mais de 200 famílias foram atendidas e beneficiadas com a ação.

Durante as edições, foram realizadas 129 visitas domiciliares, beneficiando mais de 500 famílias, diretamente, em suas residências. A ação tem como objetivo promover a inclusão social, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a prevenção e o enfrentamento das violações de direitos, além da garantia da cidadania às pessoas em situação de vulnerabilidade.

As comunidades atendidas com o programa foram Tururu, localizada no bairro de Pirapama, Rosário, Vila do Sesi, Águas Compridas e Armínio da Paz, na Pista Preta. A maior edição do programa foi realizada na comunidade do Tururu, totalizando 271 famílias atendidas. Outras edições também tiveram grande alcance da população, como Águas Compridas, com 255 atendimentos; Armínio da Paz, sendo 210 famílias alcançadas; Vila do Sesi, com 183 atendimentos; além do Rosário, com 162 famílias atendidas e beneficiadas.

São oferecidos diversos serviços à população: identificação dos indivíduos em situação de violência; campanhas educativas sobre diversos temas; orientações e encaminhamentos às políticas públicas no âmbito do município, como cadastramento, recadastramento e consultas do CAdÚnico e BPC; serviços ligados ao Programa Criança Feliz; atividades lúdicas em grupo, ofertadas pelos Educadores Sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; agendamentos para emissões de Registros Gerais (RG) e outros documentos civis; solicitações de benefícios eventuais; além das avaliações nutricionais ligadas à segurança alimentar.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: João Barbosa