Prefeitura do Cabo vai incentivar investimentos para desenvolver o turismo religioso em Juçaral
access_time 14/08/2023

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, criou um Comitê de Articulação, responsável por promover ações e estabelecer incentivos fiscais para empresas que desejem investir no turismo religioso, em Juçaral. O comitê é composto por representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Procuradoria Geral, Planejamento e Meio Ambiente, Gestão Pública e de Infraestrutura.

Juçaral é um distrito rural do Cabo, distante 70 km do Recife. Sua principal atividade econômica é a agricultura, mas desde a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em 2019, passou a receber centenas de visitantes de vários estados, devotos da santa. A instalação da imagem de 45 m de Nossa Senhora Aparecida, no próximo ano, irá consolidar Juçaral como rota do turismo religioso no Estado, assim como acontece com outros destinos no Nordeste e Sudeste do País. O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é administrado pela Obra de Maria.

“A ideia é dotar Juçaral de infraestrutura para receber as caravanas de fiéis que visitam o local, todos os anos”, ressalta Keko. “Além de promover e apoiar o desenvolvimento do turismo religioso no distrito, o nosso objetivo é gerar emprego e renda para a população local”, ressalta o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém. Juçaral tem como principais atrativos, além do religioso, o turismo de aventura na Pedra da Pimenta, considerada ponto mais alto da Região Metropolitana do Recife, com 420 metros; a cachoeira do Engenho Seva, o eco camping e uma iguaria famosa, o pão de coco.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, Inaldo Campelo, afirma que vai iniciar conversação com representantes da Empetur, Embratur, Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), empresários do segmento de hotelaria e o Sistema S, com o intuito de firmar parcerias que promovam o desenvolvimento do turismo religioso.
“Precisamos pensar na ocupação ordenada da região, na atração de investimentos, na inclusão do distrito no roteiro turístico do Estado e na divulgação das potencialidades turísticas de Juçaral, de forma que possamos realizar um trabalho articulado com todos esses segmentos”. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo também ressaltou a importância da qualificação da mão-de-obra local com oferta de cursos, a exemplo do curso de idioma, que atualmente é ofertado pela rede municipal de ensino, gratuitamente.

Por Ana Cristina Lima

Foto: Emanuel Silva