Keko inaugura cozinha comunitária no Quilombola Onze Negras
access_time 25/09/2023

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, inaugurou nesta segunda-feira (25), a cozinha comunitária no Quilombola Onze Negras. O equipamento é o primeiro em área quilombola do Estado e no segundo no Brasil. A cozinha comunitária foi criada em parceria com o Governo do Estado, co-financiador do projeto. O evento de inauguração contou com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Combate às drogas, Ana Carolina Cabral, representando a governadora Raquel Lira.

“Estamos felizes por entregar esse importante equipamento. Com a cozinha comunitária o Cabo dá um passo à frente no combate à fome, contemplando os que mais precisam”, disse o prefeito. Ele também anunciou o projeto de pavimentação da estrada que dá acesso à comunidade Onze Negras. “Na última viagem à Brasília, obtivemos, por meio de emenda parlamentar, R$ 1 milhão que iremos destinar a pavimentação do acesso à comunidade Onze Negras. A Prefeitura também fará um aporte financeiro para viabilizar esta obra”, disse Keko.

O evento de abertura contou com apresentação de ciranda, com as crianças do Ciclo de Convivência das praias, e do Maracatu Okum Jambá. Em sua fala, Ana Carolina disse que a instalação da cozinha comunitária na comunidade quilombola Onze Negras tem grande representatividade. “A parceria do Governo do Estado com os municípios tem contribuído no combate à fome”, enfatizou.

A cozinha comunitária do Quilombola Onze Negras ganhou o nome de Antonieta Maria da Silva, mãe da líder comunitária quilombola, Maria José de Fátima da Silva. “Mais do que oferecer comida a quem precisa, essa cozinha tem um significado especial para mim, pois leva o nome de minha mãe. Uma mulher forte e uma das fundadoras desta comunidade”, disse Fátima.

A cozinha vai funcionar de segunda a sexta-feira, oferecendo almoço gratuito para 200 moradores cadastrados pela Secretaria Municipal de Programas Sociais, observando os critérios de vulnerabilidade social. A Prefeitura, através do programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Programas Sociais, será responsável pela execução, manutenção e funcionamento da cozinha comunitária.

“Este é, sem dúvida, um dia de festa para a comunidade e para a gestão municipal, além de um processo histórico para o Cabo”, disse Andrea Galdino, secretária de Programas Sociais do Cabo. Vamos promover o acesso a uma refeição saudável e adequada, mudando os índices de insegurança alimentar e nutricional existentes em nossa realidade”.

Participaram do evento, vereadores, secretários municipais e estaduais, deputado Lula da Fonte, representantes de movimento sociais, além da comunidade local.

Por Ana Cristina Lima

Foto: Léo Domingos