Prefeitura lança programa “Engenhos de Cara Nova”
access_time 06/10/2023

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, lançou nesta sexta-feira (06), o programa Engenhos de Cara Nova. O evento aconteceu no pátio do Mercadão, no Centro da cidade, e contou com a presença de pequenos produtores e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST), além de políticos e do secretariado municipal.

O programa consiste na utilização de maquinários para a recuperação das vias vicinais da zona rural. São 4 caçambas, 1 retroescavadeira, 1 motoniveladora e 1 Michigan ( pá carregadeira) adquiridas pela Prefeitura e que servirão para a manutenção permanente das estradas.

De acordo com o secretário Executivo de Agricultura, Adailton Melo, os trabalhos nas vias vicinais começam pelo Engenho Sabiá. “Esse momento é histórico porque, pela primeira vez, o Governo municipal toma a iniciativa de resolver o problema que afeta a zona rural”, destacou Adailton.
A recuperação das estradas de barro vai o escoamento da produção e o acesso à serviços como o transporte escolar e ambulâncias. “Estamos iniciando no período seco para garantir às condições de tráfego no período chuvoso”, disse o secretário de Agricultura.

Keko do Armazém enfatizou os benefícios do Programa Engenhos de Cara Nova. "Nossa área rural é muito rica, com muitos produtores que precisam da nossa ajuda. E hoje, estamos trazendo esse reforço para a produção deles, além de trazer benefícios para as estradas, facilitando o acesso e a importação dos produtos", comemorou.

O Cabo de Santo Agostinho possui aproximadamente 100 engenhos e uma diversidade de produção rural, que vai desde tubérculos à hortaliças, além da criação de animais como porcos e bois, abelhas e peixes. Somente no ano passado, a Prefeitura distribuiu mais de 50 mil alevinos de tilápia e tambaqui para os piscicultores locais.

Os agricultores cabenses também contam com o projeto “Menos agrotóxico e mais orgânico”, que trata da entrega de adubo orgânico de forma gratuita. Outro benefício é a distribuição de milho híbrido para as associações comunitárias da zona rural.

Por Ana Cristina Lima

Foto: Léo Domingos

Mais sobre Desenvolvimento Rural

Prefeitura lança programa “Engenhos de Cara Nova”