Feira incentiva a agricultura familiar no Cabo de Santo Agostinho
access_time 25/10/2023

Cerca de 30 produtores rurais do Cabo de Santo Agostinho participam nesta quarta-feira (25), da Feira de Agricultura Familiar, que acontece no pátio da Secretaria Executiva de Agricultura. A feira é uma iniciativa do Conselho Municipal de Segurança Alimentar em parceira com a Secretaria. “O nosso objetivo é mostrar a diversidade da agricultura familiar do município”, disse o secretário Adailton Melo. A feira permanece até às 16h.

A feira é uma oportunidade para quem deseja comprar produtos a preços mais acessíveis e livres de agrotóxicos. O piscicultor Alexandre Martins da Costa possui uma criação de 18 mil peixes na Fazenda Santa Luzia, e levou para a feira algumas espécies vivas para a venda. A unidade de tilápia, tambaqui, carpa, pangaça e surubim foram vendidos a R$ 20.

“Essa é uma ótima oportunidade de divulgar nossos produtos. Muitas pessoas desconhecem o que é produzido na área rural da cidade”, disse Alexandre.
Temperos medicinais e sal de ervas também são produtos cuja matéria-prima vem da área rural do Cabo. “Eu cultivo coentro, hortelã e manjericão. Parte dessa produção uso para fazer os temperos medicinais”, explica Edjane Lima.

De acordo com o secretário de Agricultura do município, a zona rural tem aproximadamente 8 mil produtores rurais. As atividades de cultivo são diversificadas. Vão desde a plantação de banana, hortaliças, frutas ao extrativismo animal (piscicultura). Grande parte da produção abastece o mercado local, e outra parte é comercializada na Ceasa.
A ideia da Prefeitura, segundo Adailton Melo, é tornar a feira agroecológica uma atividade semanal.

Por Akila Soares

Foto: Gilberto Crispim