Prefeitura do Cabo realiza 5ª Conferência da Pessoa com Deficiência
access_time 25/10/2023

A Secretaria Municipal de Programas Sociais e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município do Cabo, realizaram na manhã desta quarta-feira (25), a 5ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. A conferência teve como tema: "Cenário atual e futuro na implantação dos direitos da pessoa com deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo", e aconteceu no auditório da Faculdade Uninassau - Polo Shopping Costa Dourada.

O evento tem como objetivo analisar os obstáculos e avanços da política nacional para integração da pessoa com deficiência, e chegar a propostas que possibilitem a efetiva inclusão desse grupo em todos os âmbitos da sociedade. Os cinco eixos temáticos que nortearam as discussões durante a conferência foram os seguintes:

I - Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurada a participação das pessoas com deficiência;
II - Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
III - Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;
IV - Cidadania e acessibilidade;
V - Desafios para comunicação universal.

O evento contou com a participação de representantes do poder público, sociedade civil e pessoas com deficiência. Serão eleitos 8 delegados, quatros da sociedade civil e quatros do governo municipal. Diversas autoridades marcaram presença, como, a Secretária de Programas Sociais, Andrea Galdino, Presidente do Conselho Municipal de defesa da Pessoa com Deficiência, representante do Conselho estadual da Pessoa com Deficiência, Marcone Barkokebas e Evânia Cintian, representante do Ministério público.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: Secom