Cabo alcança meta de 100% da cobertura vacinal contra a febre aftosa
access_time
18/12/2023
O Cabo de Santo Agostinho alcançou, nesta sexta-feira (15), cem por cento da cobertura vacinal contra a febre aftosa em bovinos. A Secretaria Executiva de Agricultura é a responsável pela vacinação em parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro).
Mais de mil animais foram vacinados, atendendo cerca 105 pequenos criadores de gado. “Os dados representam 100% dos que estão cadastrados no município”, explicou o secretário de Agricultura, Adailton Melo.
A vacinação dos animais ocorre sempre nos meses de maio e novembro. Ainda segundo o secretário, a meta é que nos próximos anos, o município seja o primeiro de Pernambuco a ter gados sem febre aftosa, e consequentemente, sem o uso da vacinação. “Embora a vacinação seja apenas para os que estão inscritos, o governo municipal disponibilizou para todos os pequenos criadores, e assim, alcançar todos os que precisam”, completou.
FEBRE AFTOSA - A febre aftosa é uma doença viral que pode causar sérios prejuízos à indústria pecuária e a economia de uma região. Ela é altamente contagiosa e afeta animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos e suínos.
A doença não afeta apenas os animais, mas também pode afetar a qualidade dos produtos de origem animal, como carne e leite. A vacinação permite a segurança alimentar, garantindo que os produtos de origem animal estejam livres da enfermidade.
Por Akila Soares
Foto: João Barbosa