Comunidade Quilambola ganha curso de qualificação
access_time 14/10/2024

Os alunos do  Curso de Qualificação em doces e salgados da comunidade Quilombola Onze Negras participaram nesta segunda-feira (14), do evento de encerramento. A capacitação foi voltada para os usuários da cozinha comunitária, realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do Cabo, a SOLAR Coca-Cola e a Associação Karis. A iniciativa é parte de um projeto que será implementado em cinco municípios, dando iniciando pelo Cabo de Santo Agostinho.

As aulas começaram na última terça-feira (8) e tiveram duração de cinco dias, beneficiando 30 alunos. O curso foi além da simples produção de doces e salgados, oferecendo uma formação completa para que os alunos possam se desenvolver após o aprendizado. Foram abordados temas como: Cidadania e Empreendedorismo, Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, Ficha Técnica e Precificação, além de Mídias Sociais e Marketing Digital.

O curso teve faixa etária livre e tinham pessoas de 14 a 65 anos, como a dona Flavia de 63 anos, que demonstrou satisfação pelo aprendizado. Esse curso é muito bom principalmente para a gente de classe baixa, pois ajuda a expandir nossas perspectivas. "Estou sonhando muito e pensando em como aplicar esses ensinamentos na minha vida. Acredito que, ao fazer esse curso, surgem novas motivações e sonhos", disse

Andréa Galdino, Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, falou sobre ter escolhido a comunidade para receber o curso. "Foi importante esse curso de qualificação profissional para os nossos usuários da cozinha comunitária, pois vai além de fornecer uma alimentação de qualidade nutricional. Nós oferecemos junto com o Governo do Estado,  alternativas para que muitos tenham independência e saiam da base da vulnerabilidade social. E através do seu empreendedorismo, possam atingir a autonomia financeira", declarou a secretária.

Por Ana Carolina Gomes

Foto: Paulo Araújo