Secretaria de Agricultura do Cabo faz entrega de maquinário a produtores rurais para manejo do solo
access_time
17/12/2024
A Secretaria Executiva de Agricultura do Cabo fez a entrega de um trator com arado de disco reversível para produtores rurais do município nesta terça-feira (17). O evento reuniu agricultores e representantes sindicais na sede da Secretaria, no Centro do Cabo. Com este são 3 maquinários disponibilizados para o preparo do solo, plantio e colheita, otimizando o tempo e os recursos dos agricultores.
O encontro também serviu para fazer um balanço das ações desenvolvidas ao longo do período, destacando os avanços e resultados alcançados no apoio aos produtores rurais e no fortalecimento do setor agrícola municipal.
“Nós conseguimos atender algumas das principais demandas do homem do campo a exemplo da mecanização de atividades, programas de assistência, capacitação, incentivo à agricultura familiar e o acesso a recursos e programas de financiamento”, destacou o secretário Adailton Melo.
Para o presidente do assentamento Olinda Velha e diretor do MST do Cabo, “Carlão”, em pouco tempo houveram importantes conquistas para o setor. ‘A principal delas foi o respeito pelos agricultores”, destacou. “E a rodagem dos assentamentos”, disse se referindo as melhorias das vias de acesso aos engenhos, que permitem o escoamento da produção durante o inverno.
A área rural do Cabo representa 10% da população do município (aproximadamente 23 mil pessoas vivendo da terra) obteve avanços significativos para o fortalecimento da agricultura local. A regulamentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garante verba municipal para aquisição de produtos que irão beneficiar pessoas em situação de insegurança alimentar. E também a criação da Semana Municipal de Agricultura Familiar, a ser realizada anualmente no período em que se comemora o Dia Internacional da Agricultura Familiar – 25 de julho.
“Essas ações integram as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e ao apoio ao homem do campo implementadas nesta gestão. O fortalecimento do setor nos leva a acreditar que o Cabo tem condições de se tornar um grande produtor de alimentos”, finaliza Adailton.
Por Ana Cristina Lima
Foto: João Barbosa