Nazaré, no litoral do Cabo, foi set de filmagem para o longa “Diabos de Fernando”
access_time
25/04/2025
Mais uma vez, o Cabo de Santo Agostinho se destaca como cenário para produções cinematográficas. Cenas do longa-metragem de ficção Diabos de Fernando foram gravadas no Forte Castelo do Mar, localizado em Nazaré, no litoral do Cabo. Outras cenas também foram captadas nos arredores da Vila. O Cabo de Santo Agostinho já serviu de cenário para outros longas, como Senhorita, filmado em 2023, e Piedade, do cineasta Cláudio de Assis, em 2016.
O filme é dirigido pelo cineasta pernambucano Caio Dornelas, com produção de Carla Francine, sob a chancela das produtoras 9 Oitavos Produções e Casa de Cinema de Olinda, ambas sediadas em Pernambuco. “Escolhemos a Vila de Nazaré por ser um lugar preservado, um espaço ideal para as gravações, já que o filme está relacionado com uma região tropical e o meio ambiente”, disse Caio Dornelas. As gravações acontecem por três semanas e moradores locais tiveram a oportunidade de atuar como figurantes no longa.
Inspirado em fatos reais, o longa é ambientado no Arquipélago de Fernando de Noronha, no ano de 1939, período em que a ilha funcionava como prisão política.
A produção conta com o patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE) e da Lei Paulo Gustavo (LPG-PE), por meio do Governo Federal em parceria com o Governo de Pernambuco, além do apoio do Mecenato da Prefeitura do Recife e da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.
Por Ana Cristina Lima