Instagram e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


Cabo de Santo Agostinho se prepara para voltar ao Mapa do Turismo Brasileiro
access_time 06/11/2025


Com praias paradisíacas, como Calhetas e Paraíso, e um rico patrimônio histórico e cultural, o município do Cabo de Santo Agostinho, um dos destinos mais procurados da Região Metropolitana do Recife (RMR), está em processo de retorno ao Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Ministério do Turismo que orienta a aplicação de recursos e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em valorizar o potencial turístico da cidade e fortalecer a economia local. Ao voltar a integrar o Mapa, o Cabo passará a ter acesso a programas federais de investimentos em infraestrutura, capacitação profissional e promoção turística, ampliando as oportunidades de crescimento, além da geração de emprego e renda para a população.

“O Cabo de Santo Agostinho tem vocação natural para o turismo. Nossa cidade possui belezas únicas e um povo acolhedor. Retornar ao Mapa do Turismo é fundamental para atrair investimentos, fortalecer o comércio local e valorizar nosso patrimônio histórico, natural e cultural. Estamos trabalhando para que o Cabo ocupe o lugar de destaque que merece”, destacou o prefeito Lula Cabral.

Para integrar o Mapa, o município precisa atender a uma série de requisitos definidos pelo Governo Federal, como possuir um órgão responsável pela gestão do turismo, conselho municipal ativo e empreendimentos cadastrados no sistema Cadastur.

Segundo o secretário de Turismo, Edelry Barros, a Prefeitura já está realizando as ações necessárias para garantir o retorno. “Estamos trabalhando para retornar ao Mapa do Turismo. Já reativamos o Conselho Municipal de Turismo e também iremos realizar o levantamento dos equipamentos turísticos. O Cabo voltará a ter um inventário de turismo que será feito em parceria com a UFPE. Após a conclusão do inventário será possível regularizar os cadastros dos equipamentos junto ao Cadastur,” disse.

Com a reintegração ao Mapa, o Cabo passará a ter acesso a editais e projetos federais, o que deve impulsionar obras de infraestrutura, sinalização turística e qualificação dos serviços oferecidos à população e aos visitantes. De acordo com o Ministério do Turismo, o Mapa é a principal ferramenta de planejamento e gestão do setor em todo o país. Estar incluso nele garante prioridade no recebimento de recursos.

Por Tayná Benigno

Foto: Silva, Emanuel








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br