Segundo Festival de Gastronomia reúne grandes nomes
access_time 07/12/2020

A praia de Itapuama foi palco de uma verdadeira explosão aromas e sabores, nesse final de semana (5 e 6/12). O II Festival Gastronômico do Coco reuniu grandes nomes da gastronomia pernambucana e possibilitou a donos de restaurantes do Cabo de Santo Agostinho uma alavancada no conhecimento de técnicas do manuseio de pratos típicos com o coco.

A programação foi das 11h até às 20h. As oficinas de comidas de coco aconteceram a partir das 15h. Nesse domingo, o chefe da gastronomia pernambucana, Cesar Santos, abriu as oficinas que teve palestras e apresentações de culinária com coco. Na aula show de César Santos os participantes aprenderam a receita “Cubos mágicos de Xaréu”, com dadinhos de cocada, volouté de coco e pimenta verde. Também realizaram oficinas o chef Francisco Jafs e Nina Burkhardt.

Atrações culturais animaram o público presente ao Festival Gastronômico do Coco, a exemplo do Ballet Brilhart, Coco de Seu Zé Moleque, Bojo da Macaíba e Coco de Flor.

Quem não perdeu um momento foi a dona Tereza Cristina, do Restaurante Senhora de Engenho. “Não é todo dia que temos um dos maiores nomes da gastronomia pernambucana nos ensinando novas técnicas de manuseio do nosso principal ingrediente, o coco. Parabéns a todos os envolvidos nessa excelente iniciativa, é muito rico para nós, donos de restaurante” ressaltou. A iniciativa é da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com o Sebrae.

Diferente da edição passada, em que o melhor prato foi selecionado através do voto popular, este ano, a escolha do restaurante que irá representar o município na feira Agrinordeste foi feita pelos chefes.
A Agrinordeste é uma feira que reúne empresas de todo o Nordeste para vender artigos produzidos em fazendas, como derivados de caprinos, ovinos e suínos.

O II Festival Gastronômico do Cabo também teve um espaço dedicado ao artesanato, com exposições de esculturas de tronco de coqueiro, flores com fibra de coco, crochés, e outros produtos.

Por Cristiane Arantes

Foto: João Barbosa