Em parceria com a Marinha, prefeitura entrega certificados de qualificação a aquaviários
access_time 18/02/2021

A Secretaria Executiva de Turismo do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, realizou nesta quinta-feira (18), no auditório da secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a cerimônia de entrega dos certificados do Curso Especial de Embarcações de Passageiros (ESEP) para 14 marinheiros do litoral cabense.
O curso tem como objetivo qualificar aquaviários para embarcações de transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, utilizadas na navegação interior e de apoio portuário.
O propósito da qualificação desses profissionais é contribuir para a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana, além da prevenção da poluição hídrica. “Este curso é um diferencial para quem já é marinheiro, recebemos muitos turistas e, manter um padrão de segurança, é essencial para integridade de quem está a bordo”, disse o comandante Oyama Bastos.
“É de extrema importância capacitar os participantes. A atuação segura e profissional é importante para exercer atividades de turismo náutico. Os barqueiros também terão oportunidade de regularizar as embarcações quando for iniciada a Inspeção Verão, que é quando a Marinha realiza fiscalização nas embarcações. Estaremos sempre incentivando e buscando especializações para aqueles que vivem do turismo em nosso litoral”, afirmou Eduardo Cajueiro, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Por Camilla Moura

Foto: Léo Domingos