50 jovens participam de qualificação profissional para trabalhar na indústria
access_time 18/03/2021

Na tarde desta quarta-feira (17), 50 jovens tiveram a aula inaugural do curso profissionalizante de Almoxarife, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Cabo. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), e do Senai.

Além destes jovens, outros 70 também participaram do evento e foram inscritos no curso através da Associação dos Moradores Do conjunto habitacional Nova Vila Claudete e Centro de Assistência e Desenvolvimento Integrado de Gaibu (Cadi). A qualificação terá um total de 180 horas curriculares em um período de dois meses. O projeto faz parte do programa de política de assistência social para promover o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade em cursos do município.

A secretária municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino, explica que a oferta desse curso para os jovens do município é de extrema importância para a promoção da autonomia dos usuários do Programa Acesuas Trabalho. “Esse é o caminho para o fomento de uma sociedade mais igualitária na qual todos e todas tenham o mesmo acesso e oportunidade”.

No seu discurso, o diretor do Senai, Fernando Freyre, ressaltou a importância dos estudantes utilizarem máscara e respeitarem o distanciamento social, destacando que, enquanto durar o Decreto Estadual nº 50.433, as aulas serão remotas. Além disso, ele explicou que essas qualificações impactam socialmente e economicamente no Cabo. “A falta de profissionais qualificados retarda o crescimento da indústria. O nosso empenho aqui é fazer essas parcerias entre Senai, Prefeitura e ONGs.

Camila Thais da Silva tem 22 anos e é uma dos 12 estudantes que vêm de Jussaral para receber o curso. Ela afirma que acabou o Ensino Médio e ainda não tem experiência profissional, mas vê na capacitação uma esperança. “Estou há um ano em casa e agora fiquei bem ansiosa de começar esse curso aqui no Senai. Acredito que é uma grande oportunidade para entrar no mercado de trabalho”. Os estudantes receberam um kit com bolsa, pasta e caneta.

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) faz parte da Política Nacional de Assistência Social e atende o público com idade entre 14 a 59 anos, com prioridade para os usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda como Bolsa Família, Renda Cidadão Ação Jovem, ou ainda os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que atende famílias de baixa renda.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel