Parceria com o Senac capacita jovens cabenses para o mercado de trabalho
access_time 16/08/2021

A Prefeitura do Cabo, através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), realizou uma parceria inédita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Recife (Senac Recife) para qualificar jovens cabenses para o mercado de trabalho. Nesta terça-feira (17), 12 alunos participaram da aula inaugural do curso de garçom no centro educacional.

O projeto faz parte do programa de política de assistência social para promover o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade aos cursos profissionalizantes. Já existe o vínculo com outras instituições de ensino como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a parceria com empresas da região para inserir esses estudantes, após a capacitação, no mercado de trabalho.

“Entendo que esse período de pandemia gerou um impacto social grande e é importante garantirmos a retomada do mercado, gerando profissionais comprometidos que possam ingressar em nossa rede de empregabilidade”, comentou a secretária municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino.

Uma das jovens escolhidas para participar do curso foi Daniela Maria da Silva, 28 anos, moradora de Pontezinha. “Eu tô achando maravilhosa a oportunidade e quero me aperfeiçoar como garçonete. Eu já trabalhei nesta área, mas não tinha um curso de qualificação. Acredito que me ajudará muito.”

O curso tem carga horária de 240 horas, durante 30 dias úteis, acontecendo de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os estudantes terão uma ajuda de custo para transporte, oferecida pela Secretaria Municipal de Programas Sociais e almoço gratuito oferecido pelo Senac.

A coordenadora pedagógica do Senac Recife, Ana Paula Félix, afirmou que, por causa dos novos protocolos sanitários, a entidade precisou reformular o curso. “As formatações mudaram com a pandemia e precisamos nos adaptar a eles, para ensinar de forma mais atual para nossos alunos. Dentro da parte prática, eles irão atender clientes reais, que muitas vezes já são donos de estabelecimentos e restaurantes da região metropolitana”.

A coordenadora do Acessuas Trabalho, Virgínia Menezes, destacou a posição estratégica do Cabo no litoral e a importância de profissionais qualificados nesta área. “Esse curso tem um diferencial porque está dentro de um contexto de hotéis e restaurantes no nosso município. O Senac é referência e isso vai agregar muito com a prática supervisionada”.

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) faz parte da Política Nacional de Assistência Social e atende ao público com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para os usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda como Bolsa Família, Renda Cidadão Ação Jovem, ou ainda os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que atende famílias de baixa renda.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Emanuel Silva