Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos têm dia de gestores na Prefeitura do Cabo
access_time 15/10/2021

O mês das crianças continua movimentado na Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Nesta quinta-feira (14), usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram gestores por um dia no gabinete do prefeito e na Secretaria Municipal de Programas Sociais.

Foram 11 crianças e adolescentes que participaram do fórum do SCFV, grupo para fazer indicações de melhorias no serviço. Eles são dos bairros da Charnequinha, Jussaral, Engenho Potozi, Tapugi de Baixo, Utinga de Cima, Arariba de Baixo, Gaibu, Comunidade 11 Negras, Nova Garapu e Ponte dos Carvalhos.

Os pequenos gestores trabalharam junto com os funcionários da prefeitura organizando demandas do dia a dia, como assinatura de documentos, até a participação em reuniões e decisões para melhoria do município.

Heloise Soares tem 12 anos e é moradora da Charnequinha. Ela foi secretária municipal de Programas Sociais e aprendeu como funciona o órgão. “Estou gostando muito de conhecer a secretaria e aprender tudo”. Já Ithallu Simão de 13 anos teve uma grande responsabilidade. Se tornou o prefeito por um dia. “Está sendo muito legal conhecer a prefeitura e ver como todo mundo está trabalhando. Conheci muitas pessoas aqui”.

O prefeito Keko do Armazém explicou que esse tipo de ação é importante para fomentar a cidadania. “Essas crianças e adolescentes estão conhecendo como funciona a prefeitura no dia a dia e isso possibilita que eles despertem o interesse por profissões em órgãos públicos e entendam o processo desses espaços para conhecer seus direitos e cobrá-los. É dando oportunidade para nossas crianças que os incentivamos a serem o que quiserem”.

PROGRAMAÇÃO MÊS DA CRIANÇA
15/10 – Prazo final Concurso de Desenho
16/10 – Cabo + Cidadania Vila Claudete
20/10 – Ação Criança - Juçaral