Estudantes são premiados em concurso de desenho com temática contra o trabalho infantil
access_time 25/10/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva de Programas Sociais, premiou as três crianças ganhadoras do 1º Concurso Municipal de Desenho com o tema Erradicação do Trabalho Infantil.

Foram premiados o vencedor do concurso, estudante Luiz Fernando do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria Thamar Leite da Fonseca e o segundo e terceiro colocados, Maysa Lavina Costa, do 5º ano da Escola Municipal Professor Ariosto Nunes, e Yuri Cardoso Rodrigues, do 3º ano da Escola Municipal José Alberto de Lima.

De acordo com a secretária de Programas Sociais, Andreia Galdino, o objetivo é difundir a mensagem de erradicação do trabalho infantil. "É importante o apoio dos gestores e educadores aos jovens do município, sobretudo ao incentivo e conscientização aos familiares destas crianças. É motivo de muita alegria poder plantar a semente do incentivo, visando um futuro maior de forma igualitária e mais justa", disse.

Segundo a gerente de Assistência Social Ana Paula de Oliveira Lima, a temática de erradicação do trabalho infantil foi colocada no concurso de desenho porque o município detectou, no mês de junho, um índice muito grande de crianças e adolescentes que estavam trabalhando. “Queremos dar assistência aos jovens e adolescentes, enfatizando a mensagem de que lugar de criança é na escola, brincando, estudando, sem romantizar e incentivar a criança ao trabalho de gente adulta.”

Participaram do concurso alunos do 1ª ao 5ª ano das escolas municipais Paulo Amorim Salgado e Ariosto Nunes, que ficam localizadas no Centro; José Alberto de Lima e Vereador Reginaldo Loreto, em Ponte dos Carvalhos; e Professora Maria Thamar Leite da Fonseca, em Enseada dos Corais. Nestes bairros há uma maior incidência de atividades ilegais de trabalho infantil no município.

Por Jonatas Cavalcante

Foto: Jakson Costa