Prefeitura do Cabo e CAF discutem parceria para investimento em obras estruturadoras
access_time 25/10/2023

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, anunciou nesta segunda-feira (23), uma parceria estratégica com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). A reunião de proposta e apresentação do projeto foi realizada no Hotel Intercity Suape Costa Dourada e contou com a presença do prefeito, keko do Armazém e vice-prefeito, representantes do CAF e  da gestão municipal.

A parceria entre Prefeitura e CAF tem objetivo  de desenvolver o Programa de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do município. Este programa abrange iniciativas destinadas a melhorar a qualidade de vida da população, focando em mobilidade urbana, acessibilidade e desenvolvimento social.

Dentre os projetos de destaque abraçados por essa parceria, destacam-se  a construção de um hospital da Mulher e UPA na área litorânea.

A iniciativa também irá beneficiar diversos bairros da cidade com a realização de serviços essenciais, incluindo a construção e recuperação de encostas, requalificação de vias e passeios, implantação de ciclovias e o uso de videomonitoramento, além de obras de construção e reforma em espaços de lazer.  O programa também prevê a requalificação e ampliação do sistema de drenagem urbana de águas pluviais do município.

Na área cultural, o programa abrange reformas significativas, como a revitalização do Teatro Barreto Júnior e dos Centros Administrativos.

O CAF, como um banco de desenvolvimento multilateral, possui vasta experiência em financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento em toda a América Latina e o Caribe. Sua participação trará expertise técnica e recursos financeiros para a cidade, possibilitando a implementação de projetos de grande envergadura. Ao total, serão mais de US$ 90 milhões destinados ao município.

Os detalhes financeiros exatos da parceria ainda estão sendo finalizados, mas espera-se que os investimentos totais sejam substanciais. A Prefeitura e o CAF estão trabalhando em conjunto para garantir que os recursos sejam alocados de maneira eficiente e transparente, priorizando o benefício da comunidade.

O prefeito Keko do Armazém destacou a importância desta parceria como um passo significativo em direção a um futuro mais promissor para a cidade.  "Essa colaboração com o CAF nos permitirá realizar projetos que anteriormente eram inacessíveis devido às restrições orçamentárias. Estamos comprometidos em tornar nossa cidade mais inclusiva, sustentável e economicamente vibrante, enfatizou o gestor”.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: Léo Domingos