Prefeitura do Cabo utiliza mão de obra de egressos dentro do Projeto de Ressocialização
access_time 20/08/2020

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Programas Sociais, dentro do Projeto de Ressocialização, está utilizando mão de obra de egressos que compõem o sistema penitenciário para o trabalho em serviços gerais e atividades administrativas. Inicialmente, foram 20 contratados, o patronato encaminha uma lista para a Gerência de Direitos Humanos que faz a análise dos perfis e a visita domiciliar para a localização e a contratação. O projeto de Ressocialização é um convênio com a Secretaria de Justiça do Estado.

De acordo com a assistente social da Gerência de Direitos Humanos, Vivian Souza, o projeto tem um olhar diferenciado, visando a questão humanística do contrato, fazendo o acompanhamento dos egressos no trabalho, dando as devidas orientações e auxiliando na documentação para a contratação, voltada a necessidade de cada um.

Atualmente já são 65 contratados, sendo 5 mulheres locadas no Centro Administrativo Municipal, em Ponte dos Carvalhos, assim como boa parte dos trabalhadores. Porém, a meta é a contratação de 100 egressos para trabalhos em outras localidades. A locação dos contratados é de acordo com a qualificação e perfil de cada um, ocupando funções como: auxiliar administrativo, serviços gerais, jardinagem, dentre outros.

“O objetivo principal é entender a problemática, dar oportunidade de trabalho e gerar responsabilidade para que eles saiam diferentes. Só o fato de ter pessoas com 40 anos que nunca trabalharam e eles se sentirem importantes por conseguirem essa oportunidade. É muito significativo para eles e pra nós, tendo a segurança de ter um salário fixo mensalmente, pois sabemos que não é um trabalho leve, mas eles se dedicam e dão muito valor. Como assistente social, eu me preocupo com o que levarão de aprendizado e isso tudo afeta positivamente e ajuda a diminuir a reincidência criminal e tem feito uma grande diferença na vida deles”, relatou Vivian Souza.

INFORMAÇÕES – Os contratados trabalham meio expediente, das 7h às 13h. A partir do momento que a pena se extinguir, acaba o convênio e o contrato é encerrado. O prazo do contrato com a Prefeitura segue até o mês de fevereiro de 2021. A intenção é que seja renovado e aumente o número de contratados. Até o momento, dois desses egressos já foram chamados por outras empresas para trabalhar com carteira assinada.

Por Polyana Moura

Foto: Gilberto Crispim