Jovens do Cabo concluem curso de qualificação profissional através do Programa Acessuas
access_time 12/01/2021

Com intuito de capacitar os jovens do Cabo de Santo Agostinho para o mercado de trabalho, um grupo de 20 alunos concluiu curso de qualificação profissional nesta segunda-feira (11/01), em técnica de montagem e chicote automotivo. A iniciativa foi da empresa FCA em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em parceria com a prefeitura do Cabo, viabilizada pela Secretaria Municipal de Programas Sociais através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS).

Os alunos fizeram parte de um projeto piloto ministrado pelo Senai, onde dentro do curso tiveram um treinamento para possíveis contratações para a empresa FCA. O curso teve carga horária de 88h com aulas técnicas e práticas. Na ocasião, a secretária de Programas Sociais, Andréa Galdino, enfatizou a importância que o curso teve para os jovens que participaram. “Os alunos desse projeto, são de grande referência para os jovens da nossa cidade, por eles terem participado desse treinamento”, ressaltou.

A secretária ainda lembrou que o Acessuas Trabalho é um programa da política de assistência social para promover o acesso dos usuários em situação de vulnerabilidade para cursos existentes no território do Cabo de Santo Agostinho. “É de suma importância potencializar as ações de promoção da autonomia do cidadão. Essa é uma das prioridades da gestão municipal”, comentou.

De acordo com a coordenadora Virginia Menezes, o programa Acessuas tem um viés de encaminhamento para os jovens no mercado de trabalho. Dentro da coordenação a gente preza para que eles tenham oportunidade dentro do seu município para gerar renda, emprego e desenvolvimento na cidade para agregar valores. O programa tem um olhar social para os jovens a partir dos 14 aos adultos de até 59 anos.

Conforme o secretário Acadêmico do SENAI, Jean Souza, o Senai recebeu uma demanda da empresa FCA, onde queria contratar pessoas no entorno da empresa, e através desse curso foi feito um treinamento com os jovens, para melhorar a qualidade técnica. Os alunos participaram de um treinamento e também da primeira etapa de seleção, enfatizou.

Para o aluno Júlios César, de 23 anos, aprimorar o conhecimento e se qualificar são de estrema importância para estar preparado para o mercado de trabalho. “Através do Acessuas tive essa oportunidade que todos os jovens cabenses devem aproveitar”.

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), faz parte da Política Nacional de Assistência Social e atende o público com idade entre 14 a 59 anos, com prioridade para os usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda como Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem, ou ainda os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que atende famílias de baixa renda.

Por Gesla Ferreira

Foto: Sillas Gabriel