Enseada dos Corais terá manhã de serviços gratuitos à população na Escola Maria Thamar. Cadastre-se
access_time 17/06/2021

Em parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, o governo do Estado traz para a praia de Enseada dos Corais o serviço Ação de Cidadania, do programa Governo Presente, de ações integradas com municípios. Durante a manhã deste sábado (19), a população terá acesso a diversos serviços de saúde e de assistência social prestados tanto pelas agências estaduais como pelas municipais. O atendimento será realizado das 8h ao meio-dia na Escola Professora Maria Thamar, no km 8 da PE-28, em Enseada.

Um dos serviços mais demandados pela população, a emissão de documentos pessoais, será feito de forma gratuita. Certidões de nascimento, casamento e óbito, CPF e RG poderão ser feitas sem burocracia. A exceção é a segunda via do RG. Para esta, será cobrada uma taxa de R$ 24, paga através do DAE (Documento de Arrecadação para Pagamento de Impostos). Para fazer essas documentações é necessário que o cidadão apresente documentos em bom estado de conservação com cópia.

O pessoal do Estado e do município também vai prestar serviços de orientação sobre temas como Lei Seca e alerta celular. Um carro do Detran estará no local. A Compesa também estará presente para atender clientes que queiram se cadastrar na taxa social. O Procon fará orientação sobre direitos do consumidor e uma equipe da Defensoria Pública também prestará serviços jurídicos à população.

Haverá, ainda, vacinação contra a gripe H1N1 e para animais também, juntamente com serviços de saúde e sociais da Prefeitura do Cabo.

Para ter acesso a essa gama de serviços, o cidadão deve se cadastrar no pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento. O agendamento já está acontecendo e para alguns serviços, como a emissão do RG, não é necessário realizar a marcação, apesar de que as pessoas agendadas terão prioridade de atendimento. Todo o atendimento vai seguir os protocolos de distanciamento social e só será admitida a entrada de pessoas com máscara de proteção no local.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Léo Domingos