Prefeitura aplica 942 doses de vacina contra covid-19 nesta segunda
access_time 12/04/2021

Nesta segunda-feira (12) a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou a vacinação contra covid-19 do grupo de faixa etária 64+. Neste primeiro dia, foram imunizadas 892 pessoas com a primeira dose e outras 50 de segunda dose da Coronavac/Butantan. No total, foram 942 doses aplicadas.

Para evitar aglomeração durante o dia em que novos grupos entram na fila da vacinação, as equipes da Prefeitura descentralizam as aplicações. Nesta segunda, estavam abertas as escolas municipais de Ponte dos Carvalhos (Manoel Davi Pereira da Costa), Charneca (Padre Antônio Melo Costa) e Gaibu (Professora Maria Thamar Leite da Fonseca). A partir desta terça (13), apenas o Centro de Vacinação Covid-19, na Praça Nove de Julho, estará recebendo a população.

A Secretaria de Saúde alerta aos munícipes que já receberam a primeira dose a ficarem alerta em relação ao reforço da vacina (D2) da Sinovac/Butantan, que tem que ser aplicada a partir de 21 dias após a primeira aplicação. É importante prestar atenção à data marcada no cartão de vacina. Sem o reforço vacinal, a imunização pode perder efeito. A coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI) no Cabo, Priscila Machado, afirma que a população cabense está respondendo bem ao chamado da segunda dose.

O município também está em fase de finalização do plano de vacinação contra a gripe influenza (H1N1). Nesta semana será divulgado o calendário de imunização dos grupos prioritários, que incluem crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes e puérperas (mulher que deu à luz há pouco tempo). Quem recebeu qualquer outra vacina, tem que esperar um prazo de 14 dias para tomar um novo imunizante.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Mariangela Viana